domingo, 1 de maio de 2016

[22/01/2015] O inspirador diário de fotos de Rooney Mara no Sudão do Sul - Vanity Fair



"O inspirador diário de fotos de Rooney Mara no Sudão do Sul"

Por: Rooney Mara
Veículo: Vanity Fair
Fotos: Mackenzie Knowles/Coursin / Rooney Mara

22 de janeiro de 2015


A atriz compartilha fotos da sua mais recente viagem a uma zona de refugiados no país mais jovem do globo.

Nos últimos dois anos, viajei três vezes para o Sudão do Sul. Cada viagem tem sido diferente da outra. Uma coisa que não mudou é o espírito imortal e o otimismo do povo da nação mais jovem do mundo. Como o país encontra-se atualmente entrincheirado em outro conflito, que não tem previsão de terminar, esse espírito está sendo testado mais uma vez.

Durante a minha mais recente viagem, em dezembro, visitei algumas das cerca de um milhão e meio de pessoas que foram forçadas a fugir de suas casas no ano passado, quando o combate tomou conta de grande parte do país. Na pequena cidade de Mingkaman, no Rio Nilo, conhecemos pessoas que foram forçadas a abandonar suas casas, deixando para trás suas posses, seus empregos, e, em muitos casos, suas famílias. Mas o povo do Sudão do Sul continua a demonstrar um profundo orgulho quanto à independência duramente conquistada de seu país. Apesar das décadas de guerra que muitos deles têm sofrido, eles continuam a levar com eles a esperança de um futuro melhor para si e para os seus filhos.


Por Mackenzie Knowles/Coursin para a Oxfam America.
A luta fez com que as mulheres passassem a comandar a maioria das famílias que recebem assistência. Elas dividem entre si as rações mensais de sorgo seco, legumes (leguminosas), sal e um pouco de óleo de cozinha, e transportam os sacos de volta para seus acampamentos. Muitas das mulheres que conheci já tiveram sua própria terra, e cultivavam seu próprio alimento. Agora, elas contam com agências de ajuda como a Oxfam para sustentar a si mesmas e as suas famílias. Neste centro de distribuição de alimentos em Mingkaman, a Oxfam está trabalhando juntamente com o World Food Program para fornecer alimentos para quase 90.000 pessoas.



Por Mackenzie Knowles/Coursin para a Oxfam America. 
Estas crianças se encontravam em uma área de terra fértil, que um grande número de agricultores está usando para produção própria. Terras como esta existem em todo o Sudão do Sul, mas geralmente acabam desabitadas e indo para o lixo.


Por Mackenzie Knowles/Coursin para a Oxfam America. 
No centro de distribuição de alimentos, um jovem chamado Daniel me explicou o processo de como as pessoas chegam, registram seus nomes e em seguida fazem fila para receber suas rações alimentares. Daniel era um professor na cidade vizinha de Bor. Quando o conflito começou, ele precisou fugir com sua esposa e filhos e agora está trabalhando com a Oxfam. Ele e sua família vivem no acampamento para pessoas deslocadas das proximidades. Daniel espera poder voltar ao seu emprego como professor de jovens sul-sudaneses. A paciência que ele desenvolveu em seu antigo trabalho ficou clara na forma com a qual ele lidava com o trabalho incrivelmente estressante de fornecer alimentos para milhares de pessoas que passam fome, enquanto permanecia a maior parte do dia em pé sob um sol de 100 graus.



Por Mackenzie Knowles/Coursin para a Oxfam America. 
Uma mulher passa pela seção do centro de distribuição de alimentos em Mingkaman, onde ela e outros dividiram enormes sacos de grãos para levar para casa para suas famílias. Mais de 80.000 pessoas nesta área dependem de agências de ajuda para comida e água depois de terem suas casas e meios de subsistência destruídos nos combates.



Por Mackenzie Knowles/Coursin para a Oxfam America. 
Mingkaman tinha uma população de 7.000 antes do início do conflito. Agora, mais de 65.000 pessoas estão vivendo em tendas feitas de plástico em campos como este. Embora esteja somente a uma curta viagem de barco de distância da cidade vizinha Bor, a capital de Jonglei, um dos estados do Sudão do Sul mais atingidos pela violência, o rio não tem ponte; as pessoas aqui estão seguras da luta que continua a devastar suas áreas natais.



Por Rooney Mara. 
Nos encontramos com estas crianças em um dos campos de criação de gado nas proximidades no início da manhã. As vacas são mercadoria privilegiada no Sudão do Sul, e a pecuária serve de sustento para milhões. Crianças como estas são enviadas ainda jovens para viverem e cuidarem de milhares de cabeças de gado em grandes campos que pertencem a comunidades inteiras. A pecuária não é apenas uma maneira de ganhar a vida para a maioria das pessoas, mas também é vista como um sinal de riqueza e prestígio. Como resultado, o gado é um dos maiores causadores de tensões no Sudão do Sul. Invasões entre as comunidades podem levar à violência e à assassinatos, principalmente devido ao fácil acesso à metralhadoras e à falta de policiamento para proteger as comunidades.



Por Mackenzie Knowles/Coursin para a Oxfam America. 
O porto de Mingkaman é o principal meio de entrada e saída de pessoas em Bor, cidade no outro lado do Nilo da qual muitas pessoas fugiram. Mesmo que este possivelmente seja um dos momentos mais duros e difíceis de suas vidas, muitos sul-sudaneses não perderam o espírito e a paixão pela vida.



Por Rooney Mara. 
Por muito tempo na história do Sudão do Sul, uma menina de 15 anos de idade tinha mais chance de morrer no parto do que de terminar o colegial. Com um grande volume de investimento e trabalho duro, especialmente desde a sua independência, esta estatística foi começando a mudar para melhor. Mas os recentes combates ameaçam apagar esse frágil progresso. Esta garota estava vivendo em um dos campos de gado quando fomos visitar Mingkaman. Ela quis experimentar o meu chapéu. Espero que ela seja capaz de vencer as probabilidades que estão empilhadas sobre ela.



Por Mackenzie Knowles/Coursin para a Oxfam America. 
Quando deixamos o Sudão do Sul, a Oxfam e muitas das outras agências de ajuda humanitária estavam lutando para colocar ajuda no local que se preparava para um surto de combates à medida que a estação seca evoluía. Depois que mais de um ano de negociações de paz fracassaram, precisamos que nossos líderes façam mais para evitar mais fome, mais combates e inanição. Para descobrir como você pode ajudar, por favor, visite: oxfamamerica.org


Tradução e adaptação: Igor Costa / Equipe Rooney Mara Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre muito bem-vindo. Serão excluídas mensagens que contenham linguagem obscena, conteúdo impróprio ou divulgação indevida. As opiniões emitidas nos comentários são de total responsabilidade de seus autores.